Arthur Simões

Aventura é tudo o que te tira da zona de conforto e te coloca de frente ao desconhecido, ainda que esse desconhecido seja você mesmo

No calor do Laos.
Na beira do desfiladeiro na Etiópia.
Pedal logo cedo no Paquistão.
Pedal em estrada alagada na Índia.
Templo de Amritsar, Índia, 2007.
Capa livro O Mundo ao Lado (2a edição).
Casas no deserto, Irã, 2007.

Arthur Simões nasceu em São José dos Campos e cresceu em Jacareí, SP. Mudou-se para São Paulo em 2000, para estudar Direito na Universidade Mackenzie, onde se graduou em 2004, quando recebeu o prêmio de melhor monografia do ano com seu trabalho intitulado Desobediência Civil, uma Crítica ao Positivismo Jurídico.

Em sintonia com esse espírito de desobediência, Arthur mudou radicalmente os rumos de sua vida, abandonou o Direito e decidiu cair no mundo. Em 2006, após quase um ano de planejamento, teve início o projeto Pedal na Estrada, uma solitária volta ao mundo sobre duas rodas, com o objetivo de colaborar com a educação dos estudantes brasileiros.

Durante 3 anos e 2 meses, Arthur permaneceu sem lugar fixo, somente com sua bicicleta como casa. Com uma bagagem de cerca de 30 quilos, pedalou quase 40 mil quilômetros, passou por 46 países em 5 continentes, visitou centenas de cidades, conheceu milhares de pessoas, usou 15 pneus, diversas correntes, pastilhas de freio e viveu inúmeros encontros, desencontros, despedidas, descobertas, dúvidas, noites mal dormidas, medos, vitórias, sorrisos, choros, dois acidentes e muitos aprendizados.

Esse projeto remodelou a vida de Arthur. Após seu retorno em 2009, passou a se dedicar à fotografia, fazendo trabalhos para revistas e agências, assim como realizando exposições, palestras e cursos com base em sua experiência de viagem e na fotografia.

Em novembro de 2011 lançou o livro O Mundo ao Lado, no qual relata as experiências e reflexões mais marcantes de sua viagem pelo mundo. A segunda edição deste livro foi lançada em maio de 2014, pela Editora Phorte.

Em abril de 2012 realizou no Sesc Vila Mariana a exposição O Mundo ao Lado: Cinco Continentes, uma bicicleta e uma câmera fotográfica. Em fevereiro de 2015 realizou a exposição individual Viagens Simultâneas, Diferentes Destinos” no SESC Bauru, com fotos de sua viagem.

Desde sua volta ao mundo, Arthur realizou inúmeras viagens menores de bicicleta e também de motocicleta, especialmente pelo Brasil, trekkings na América do Sul, travessias em algumas montanhas brasileiras e diversas viagens pela América do Sul para fotografar lugares como Patagônia, Deserto do Atacama, Amazônia e Pantanal.

Fora isso, Arthur realiza inúmeras palestras sobre suas viagens e aprendizados, cursos de fotografia, bem como continua viajando e conhecendo diversos lugares do mundo, ora sobre uma bicicleta ora não, mas sempre com um olhar aguçado sobre tudo aquilo que lhe cerca.

projetos
Mapa e números Pedal na Estrada.

De todos os projetos de Arthur, Pedal na Estrada foi o maior e mais desafiador, uma volta ao mundo de bicicleta que durou 3 anos e 2 meses e passou por 46 países. Fora esse projeto, há aventuras menores, como inúmeras outras viagens de bike, assim como escaladas e travessias em diversas montanhas no Brasil.

vídeos
galerias de fotos
FOTOS
No items found.
Este perfil está em construção.
conheça outros aventureiros da was
aventureiros
one world, one life, one great adventure