Copyright © Arthur Simões. Todos os direitos reservados.

Pedal Pelo Mundo II

Por

Arthur Simões

2019-06-21

Estas fotos mostram alguns dos momentos mais marcantes da minha volta ao mundo de bicicleta. Como estava sozinho e sem tripé, fotos em que apareço nessa aventura são raras, as poucas que eu tenho estão aqui. A minha bike geralmente me representava nas fotos.

A fotografia foi parte integrante dessa jornada. Começou como uma forma de registro do que eu vivia e conforme a viagem acontecia se tornou a principal forma de comunicação entre eu e o mundo. Eu que saí do Brasil com poucas noções de fotografia e aos poucos, durante a minha viagem, fui me policiando para desenvolver e afinar o olhar para retratar o que eu vivia, de modo que as fotografias comunicassem algo para quem as visse. Em alguns casos eu consegui, em outros não.

Decidi realizar essa viagem por vontade de conhecer melhor o mundo e me conhecer também. Não queria ver apenas o mundo que livros, jornais e a internet me mostravam, mas queria especialmente ver o mundo que muitas vezes não é falado, o mundo que não é notícia, de pessoas comuns vivendo sua vida nos mais diferentes lugares do mundo e de poder vivenciar e experimentar cada cultura.

Esse também foi o motivo de eu ter ido de bicicleta. Pedalando eu viajava numa velocidade mais humana, com tempo para observar a paisagem, conversar com as pessoas, parar para tirar fotos ou apenas descansar. Com a bicicleta ficava limitado a uma média de 80 a 150 km por dia, assim geralmente levava semanas para atravessar um país, o que me fazia conhecer boa parte de seu território, de grandes cidades e pontos turísticos famosos a regiões isoladas, onde não havia quase ninguém. Isso me ajudou a desenvolver uma boa noção da cultura e tradições de cada país.

Ver galeria de fotos "Pedal pelo Mundo I"

* Clique nas fotos para ver em tela cheia!
Outras galerias de
Arthur Simões
Sobre o FOTÓGRAFO
Em 2006 Arthur Simões iniciou o projeto Pedal na Estrada, uma volta ao mundo de bicicleta, percorrendo sozinho 46 países em 5 continentes. Voltou ao Brasil em 2009, após 3 anos e 2 meses. Lançou o livro O Mundo ao Lado, sobre sua viagem, realizou exposições fotográficas e atualmente trabalha com fotografia e viagens.
Tags
Bicicleta, Mudança, Volta Ao Mundo, Viagem, Países, Aventura, Jornada, Arthur Simões, Ciclista, Brasileiro, Ciclismo, Volta Ao Mundo De Bicicleta, Aventura Solo, Fotos Raras, Minha Bike Minha Representação, Fotografia De Viagem, Comunicação Visual, Desenvolvendo Olhar Fotográfico, Retratando Experiências, Conhecer O Mundo, Autoconhecimento, Mundo Real, Culturas Diversas, Pedalando Pelo Mundo, Observar A Paisagem, Conversas Com Pessoas, Fotografando Aventuras, Limites Humanos, Explorando Territórios, Cultura e Tradições, Pedal Pelo Mundo, Arthur Simões, Ciclismo, Viagem De Bicicleta, Experiências Marcantes, Desbravando O Planeta, Fotografia Itinerante.
Ver galerias