Abençoado

Relatos de um montanhista no Nepal
por
Pedro Hauck
7/4/2017

Desta vez acordei bem disposto às 6 da manhã, a tempo de tomar uma ducha quente que só fica disponível deste horário às 9h e das 18h às 21h. Fui correndo aproveitar o café da manhã arregado do hotel.

Na volta encontro Marcelo Rabelo e Karina Oliani no corredor, que me contam que iriam participar de um puja. Ouço bastante interessado e me convido a participar, se tivesse lugar. Minutos mais tarde ela me confirma que sim e pouco depois nos encontramos com o Pemba Sherpa, que nos levaria na casa do monge fazer o ritual.

Pemba foi o sherpa que escalou o Everest com a Karina em 2013 e é na vila dele, Pattle, onde estamos construindo a escola com o dinheiro desta expedição.

A casa do lama era um pouco distante, fomos apertados no táxi. Neste pouco tempo em Kathmandu já era impossível não comparar a cidade com outra conhecida. A mais plausível era La Paz na Bolívia. Porém apesar de igualmente caótica e de ter uma "arquitetura favelática", La Paz é cheia de morros e ladeiras, Kathmandu é plano. Aliás Kathmandu está bem mais para El Alto, cidade vizinha da capital boliviana, famosa por abrigar o aeroporto. Elas se assemelham, tanto na arquitetura como pelo relevo, poeira e pobreza. Com a diferença que a cidade asiática tem templos bonitos e a sul americana não.

Chegamos na casa do Lama, deixamos nossos sapatos para fora e fomos no quarto onde o sacerdote rezava. Sentamos de joelho e ele começou o ritual rezando e cantando.

Ficamos em frente ao Lama para que ele colocasse uma khata no pescoço junto também com um amuleto. Ele pegou a palma de minha mão e colocou um chá aromático que tomei e espalhei o resto no que sobrou do meu cabelo.

Ele repetiu a cerimônia com todos, inclusive com o filho do Pemba, de um ano, que não deu muita bola para o sacerdote.

Saímos do puja com a permissão dos deuses para escalar as montanhas e fomos aproveitar para conhecer a Stupa de Boudhanath que é o maior monumento religioso budista do Nepal e que fica lá perto.

Caminhamos junto com a família de Pemba e chegamos na stupa com suas bandeirinhas e rodas de oração, além dos famosos olhos de Bhuda. Foi novamente um caldeirão cultural, com monges e turistas do mundo todo contrastando com aquela paisagem urbana tão pitoresca.

O que estou achando mais legal dessa viagem é a diversidade cultural do Nepal.  Não me ligo em religião, mas é muito marcante como as religiões influenciam nos valores das pessoas do Nepal que são fiéis a estes valores.

Claro que os tempos estão mudando e já estão aparecendo ladrõezinhos e gente maliciosa pela cidade, porém o que noto é que as pessoas ainda não tem ambições materiais e se dedicam muito mais à sua espiritualidade. Menos os políticos, valorizam outras coisas.

LINKS que complementam este conteúdo:
Pedro Hauck é geógrafo com mestrado em geografia física, montanhista desde 1998. Em 2002 , fundou, junto com o montanhista Maximo Kausch, o site Gente de Montanha, que hoje oferece serviços na área de expedições e cursos de montanhismo e escalada. Também é editor do site AltaMontanha.com e sócio da loja AltaMontanha.
TAGS
Nepal, montanhismo, Kathmandu, religião, budismo
relatos de aventuras
ler relatos
Artigos interessantes para você ler
LER ARTIGOS
colunas que podem lhe interessar
LER colunas
leia mais conteúdos destes autores
ver autores
UMA FOTO, UMA HISTÓRIA...
LER HISTÓRIAS
viaje através das fotos...
ver GALERIAS
one world, one life, one great adventure