O Que é Alimentação Sustentável
O exemplo que vem do mar
por
Tatiana Zanardi
29/5/2019

Você sabia que cação é tubarão, e que consumir sua carne não significa ter uma alimentação sustentável e nem saudável? Por ser predador de topo o tubarão é imprescindível para o equilíbrio da cadeia alimentar no oceano. Ele também conhecido como o “lixeiro do mar” por se alimentar inclusive de peixes que estão morrendo. Por isso seu papel é fundamental para o meio ambiente marinho.

Além disso é um dos peixes que mais acumula metal pesado em sua carne, principalmente mercúrio. Isso porque ele se alimenta de peixes grandes que se alimentaram de outros menores e assim por diante, e que acumularam produtos em seus organismos, num processo conhecido por bioacumulação. Por esses motivos seu consumo não é sustentável e nem saudável.

Porém, poucas pessoas sabem disso, e a famosa moqueca de cação ainda é um prato típico brasileiro servido em restaurantes e ensinado em escolas de gastronomia.

O Movimento Cook 4 Life acredita no equilíbrio na alimentação,  e por isso não associamos comida saudável e sustentável somente ao veganismo.  É possível ser saudável e sustentável com uma cultura alimentar variada,  desde que sejam consumidos ingredientes naturais que não ameacem o meio ambiente. Diga não aos industrializados em geral, aos excessos de gordura, de sal e açúcar, e busque uma dieta balanceada.

A alimentação sustentável considera uma dieta equilibrada, preocupada com  a ORIGEM do que você está consumindo, que deve fazer bem para você e para o Planeta!

O EXEMPLO QUE VEM DO MAR

Porque vivemos em um barco desde 2011, acompanhamos de perto e diariamente as transformações no oceano. Mas o mesmo vale para o que vem da terra, se pensarmos nas áreas desmatadas, nos agrotóxicos utilizados, no descarte de poluentes em rios e tantos outros problemas ambientais.

Sustentabilidade significa: "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades".

Mas não estamos mais falando de garantir somente o futuro. Os recursos naturais são limitados e cada vez mais é preciso ter consciência que estão sendo utilizados acima do limite, por isso é urgente garantirmos o presente! Mas ainda é possível reverter essa situação. Esse é um dos objetivos do Movimento Cook 4 Life.

Tatiana com o prato Espaguete com Camarão Sustentável.

COMO PODEMOS TER UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL E SAUDÁVEL?

A preocupação com dietas saudáveis é uma realidade na grande maioria das mesas, mas acho que falta informação prática sobre o que é saudável e ao mesmo tempo sustentável. Muito se fala sobre como os arrotos emitidos pelo gado, ovelhas e porcos contribuem significativamente para o aquecimento global, por serem gases de efeito estufa (metano).  E também nas áreas desmatadas para pasto e alto consumo de água (cada bovino consome em média 50 litros de água por dia).

Porém substituir a carne vermelha por peixe e comer pescado ameaçado de extinção, certamente não estará contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

Daí nasceu a ideia do Movimento Cook 4 Life! Queremos incentivar o uso de ingredientes de origem animal e vegetal saudáveis e também sustentáveis! Acreditamos que uma alimentação é saudável e sustentável quando faz bem para você, mas também faz bem para o planeta.

Vamos te dar muitas dicas, informações, esclarecimentos, troca de conhecimento sobre alimentação saudável e sustentável. Através deste blog, das redes sociais, de encontros virtuais e presenciais queremos divulgar receitas práticas e informações para uma vida mais saudável e sustentável. Traremos informações sobre sustentabilidade no mar e na terra.

SIM, SER SUSTENTÁVEL PODE SER MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ PENSA!

O Brasil desperdiça mais de 41 mil toneladas de alimentos por ano. 30% dos alimentos produzidos são desperdiçados no mundo todo. E grande parte desse descarte acontece entre o vendedor e o consumidor final. É aquele legume feinho, aquela fruta torta, aquele resto de feira que acaba indo para o lixo!

Evitando o desperdício, diminuiríamos a necessidade de produção de alimentos em larguíssima escala, e consequentemente o uso de recursos naturais.

Existem até aplicativos que podem te ajudar a comprar frutas, verduras e legumes com carinha diferente, mas saudáveis e mais baratos. Nosso bem estar depende da mudança de maus hábitos para bons hábitos, basta querermos!

Consuma alimentos saudáveis, dê preferência para uma alimentação orgânica (vegetal E animal), verifique a origem do que você está comprando.  Essa é a ideia do Movimento Cook 4 Life: divulgar dias práticas e úteis para o seu dia a dia!

EQUILÍBRIO: A PALAVRA MÁGICA!

Em março de 2019 a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou uma publicação que reúne exemplos de boas práticas na redução do desperdício de comida, na promoção de dietas saudáveis e no fortalecimento das cadeias locais de produção. Todos estão preocupados com o desperdício de alimentos e o que podemos fazer para evitá-lo.

Esse equilíbrio é urgente e necessário. Mas se pensarmos somente em nós e não analisarmos os impactos para o planeta, em pouco tempo não haverão alternativas saudáveis para ninguém.

Vivendo em um barco aprendemos a aproveitar ao máximo tudo o que temos, sem desperdício! Por isso queremos compartilhar nossa vivência prática com você. Pode ser economia de água, energia, gás, ingredientes, o que for. No final tudo contribuirá para uma vida mais sustentável, sem abrir mão do que realmente importa na vida: saúde física e mental!

FAÇA A DIFERENÇA: VENHA PARA O MOVIMENTO COOK FOR LIFE!

Por isso convido a todos a participarem do movimento Cook 4 Life! Fique de olho na origem dos ingredientes e prepare receitas saudáveis, gostosas e sustentáveis. Seja você também um agentes de mudança no seu dia a dia. Transforme cardápios tradicionais em cardápios conscientes, que farão bem para você e para o Planeta!

CONFIRA AGORA CINCO DICAS SUSTENTÁVEIS:

Está comprando pescado e quer saber se ele é sustentável ou não? Converse com o #chatbot através do Messenger do Guia de Pescados e descubra na hora se ele tem sinal verde, amarelo ou vermelho para consumo. E se ele for tarja preta, saia fora!  

Quer saber como evitar o desperdício de alimentos? O projeto Comida Invisível é uma iniciativa incrível com muitas dicas e informações úteis. Tem até um APP para você doar comida para quem precisa.

Quer saber as espécies de frutos do mar mais recomendadas para consumo no Brasil, e como são produzidas? Acesse o aplicativo do Seafood Watch, produzido pelo Aquário de Monterey, com informações de pescado do mundo todo.

Quer colher suas verduras na hora, livre de agrotóxicas e super saudáveis? Visite o mercado que está inovando em São Paulo Super Saudável.

E para finalizar, gosta de carne vermelha mas não quer prejudicar o meio ambiente? Dê preferência para a carne orgânica, que garante uma forma de produção sustentável e mais saudável.

Para ter mais dicas siga nosso blog Cook 4 Life e página no facebook agora!

• • •
Mais conteúdo de
Tatiana Zanardi
(Per)siga Seu Sonho
Costumamos dar desculpas do porquê não estamos seguindo nossos sonhos. “Já estou velho, passei da idade, tenho muito tempo para pensar nisso, isto é impossível!”. Essas desculpas acabam sendo justificativas para não irmos atrás de nossos sonhos, quando na verdade já temos as ferramentas necessárias para realizar o sonho: motivo e determinação. Ou você não tem? Algumas vezes eu mesma tive esse pensamento, mas os pensamentos abaixo me ajudaram a fazer a grande mudança da minha vida. 1.PREPARE-SE PARA MUDAR Imagine que você já alcançou seu sonho. Como você se sente? Feliz, não? E o que você precisou fazer para alcançá-lo? Cursos, economias, aprender uma nova língua? Comece a agir agora. As ações lhe farão se sentir mais confiante em você mesmo e na perspectiva de realização do seu sonho, e as chances de alcançá-lo aumentarão. Quando tentava me imaginar como uma executiva em uma grande empresa, um branco se formava na minha cabeça… não era esse o caminho então. Quando eu me imaginava vivendo em um barco, me sentia completa e realizada. Parecia um longo caminho, uma vez que ainda estava em um escritório fechado, trabalhando com tecnologia, com vista para a Marginal Tietê em São Paulo. Mas era essa a mudança que eu queria para minha vida. 2.DOMINE O MEDO As vezes o sonho parece tão grande que o intimida. E medo é a nossa resposta instintiva para a intimidação. O que determinará o caminho do seu sonho é como você vai lidar com o medo. Primeiro, acredite fortemente em você, seja confiante e corajoso. Crie uma lista de coisas que precisa fazer, estipule data de início e fim para cada uma delas e deixe-a sempre a vista. Em 2009 nós colamos no espelho em frente a nossa cama um papel dizendo “início da volta ao mundo em 26 de junho de 2011”. Durante dois anos olhamos para este papel que nos lembrava diariamente do nosso compromisso que havíamos assumido para nós mesmos. O empenho e o foco foram tão grandes que em 12 de março de 2011 já estávamos nos mudando para nosso catamarã nas Ilhas Virgens Britânicas. Foram dois anos de muito planejamento e trabalho, desde curso de arrais, mestre e capitão Amador, até um inglês avançado, curso de mergulhador de resgate, gastronomia e edição de vídeo. Comece com objetivos pequenos, fáceis de serem alcançados, para ir ganhando confiança e ânimo para seguir adiante. Vá aumentando o porte dos objetivos, e quando perceber, terá chegado lá. 3.SEU SONHO É SOMENTE SEU Não se compare com outras pessoas. O seu caminho para alcançar seu sonho é somente seu, e cada um tem uma jornada diferente que irá lhe tornar mais forte e preparado. Aprenda com as suas dificuldades e nunca se deixe abater por elas. Cada uma é uma oportunidade de aprendizado que deve ser aproveitada. Percebi que depois que encontrei o caminho que estava coerente com minha essência, tudo começou a fluir de uma forma impressionante. Pelo menos para mim parecia estar fluindo, e isto que foi importante. 4.NÃO SE ACOMODE Você sempre poderá fazer melhor. Você é mais forte, inteligente e adaptável do que imagina. Ter sucesso dá trabalho! Olhe para dentro de si e descubra seus pontos fortes, suas qualidades e use-as a seu favor. O cliché “determinação é a chave do sucesso” é verdadeiro. Você tem que desejar acima de tudo, e fazer qualquer coisa (desde que não seja ilegal e antiética, logicamente) para perseguir seu sonho. Quando desanimar, imagine-se no futuro daqui a 1, 5, 10 anos e veja se você se arrepende do que não fez. Se a resposta for sim, anime-se e comece com o primeiro passo, que normalmente é o mais difícil. 5.NÃO ESCUTE OS PESSIMISTAS Haverão pessoas no caminho que dirão que seu sonho é impossível, é irreal, é uma fuga. Não dê ouvidos e ignore essa negatividade. Mantenha o foco no seu planejamento e continue agindo. Lembro-me que quando pedi demissão em meu emprego de 20 anos, meus gestores ficaram chocados. Eu havia acabado de ter uma promoção, estava com carro da empresa e indicada para trabalhar diretamente com o CEO em um projeto novo. Não se conformavam que eu estava abrindo mão de tudo isso para seguir em um “projeto pessoal” tão maluco. O rapaz que comprou nosso apartamento de 90 metros quadrados na beira da Avenida Raposo Tavares em um condomínio rodeado de prédios por todos os lados também não se conformou… como trocaríamos tudo aqui para viver num barco? Hoje quem vê nossas fotos e acompanha nossa história pelo Facebook e blog, entende perfeitamente que minha mudança fazia todo sentido! 6.ENCONTRE SUA REAL MOTIVAÇÃO Para mudar você precisa ter motivos. Se você acha sua vida boa e confortável, então talvez não há motivos para a mudança… A motivação tem que vir de dentro, da sua essência, do que você acredita. Nunca tenha como motivação outra pessoa, ou o sonho de outra pessoa, pois pode mudar e você ficará perdido. Dever haver um motivo que o faça levantar toda manhã e perseguir seu sonho. Quando você encontrar sua motivação, nada o deterá! Durante muitos anos eu sabia que não era exatamente aquilo que eu queria, mas não sabia também o que eu realmente queria. Pensamos em morar em Paraty, em Salvador, em ter uma pousada, em comprar um barco em Ubatuba. Mas nada parecia se encaixar. Quando decidimos que iriamos comprar um catamaran fora do Brasil, e começar uma nova vida, tudo fez sentido e a determinação foi a chave final para a mudança acontecer! • Conto um pouco do que me motivou a mudar de vida no vídeo abaixo. Te convido a assisti-lo. E se você quiser passar suas férias embarcado no catamarã Ocean Eyes, com todo conforto e comodidade possível conhecendo as praias e mares mais lindos do Caribe, entre em contato conosco através do site: www.oceaneyesexperience.com
De São Paulo para o Caribe
Naquela manhã de julho de 2009 tivemos certeza do nosso sonho: queríamos morar em um veleiro e dar a volta ao mundo. Os motivos para tomar essa decisão variaram de forma e tamanho, desde o stress de viver em uma cidade louca como São Paulo até a irritação causada pela vizinha do andar de cima que insistia em fazer barulho até uma hora da madrugada. O Alcides já nutria este sonho há anos, ou melhor, décadas, e eu sabia somente que não queria morar o resto da vida em São Paulo. Queria ter uma vida mais equilibrada, onde ao mesmo tempo eu curtisse a natureza, cuidasse do corpo, da mente, das amizades, dos laços de família, do relacionamento com o Alcides, enfim, da vida na sua melhor essência.Queria respirar Aventura, pois para mim, Aventura é Liberdade. É aquele sentimento que enche a alma e nos dá a certeza de estarmos vivendo intensamente cada Segundo da vida.Em 2009 fizemos 3 liveaboards decisivos. Primeiro no trimaran Cuan Law, nas Ilhas Virgens Britânicas. Depois no Spirit of Freedom, na Grande Barreira de Corais na Austrália, e por fim no Bilikiki, nas esquecidas Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico. Na última viagem voltei aos prantos - literalmente - para o trabalho, na época então Gerente de Tecnologia Educacional da Abril Educação. Algo havia mudado dentro de mim e não havia mais tempo a perder. Alcides escreveu em uma folha de papel e colou no espelho em frente a nossa cama: “Volta ao mundo: partida em 26/06/11”, dia do meu aniversário...Foram quase dois anos de preparativos: eu fiz curso de arrais e amador, e juntos fizemos de Capitão Amador com o saudoso Carlão; aulas de inglês foram intensificadas; estudo e pesquisa do barco tomou as noites do Alcides; me aventurei em curso de edição de vídeo e até de culinária; planejei a árdua estratégia para deixar um emprego de quase 20 anos; e a parte que pensávamos que seria a mais difícil, e que para nossa surpresa não foi: contamos para a família. Vendemos nosso apartamento, nossos carros, e nos desfizemos de (quase) tudo que havia dentro.‍EM MENOS DE DOIS ANOS REALIZAMOS O SONHO‍Em 12 de março de 2011 mudamos de mala (muitas) e “cuia” para nosso querido catamarã Ocean Eyes comprado nas Ilhas Virgens Britânicas. O começo não foi fácil, pois não tínhamos experiência prática nenhuma em veleiro oceânico - Alcides teve escuna, lancha, hobby cat, e eu, nenhuma mesmo. Contratamos nosso broker, Bob Cook, para uma semana de instrução a bordo, e aprendemos que o que importa mesmo, são as amizades... Até hoje temos contato com ele, que sempre faz a previsão do tempo para nossas travessias mais longas.Começamos explorando as Ilhas Virgens, nos aventuramos pelo caldeirão de culturas e paisagens que é o Caribe do Leste, seguimos para as paradisíacas Los Roques e ilhas ABC - na verdade Bonaire, Curaçao e Aruba. Sempre mergulhando, fotografando, filmando, escrevendo artigos, conversando com os moradores, descobrindo projetos ambientais voltados para a vida marinha e tudo que as ilhas tinham para nos oferecer, desde points turísticos até os points secretos.‍A CERTEZA QUE TÍNHAMOS TOMADO A DECISÃO CORRETA AUMENTAVA A CADA DIA‍Resolvemos velejar para as Ilhas Virgens novamente e tomar outro rumo, desta vez para o norte. Lugares mágicos nos aguardavam em Turks e Caicos e também nas Bahamas, até chegarmos na Flórida. Encontros com baleias, tubarões, golfinhos selvagens. A emoção não tinha fim. Em 2014 descemos tudo novamente. Encontramos mais imagens e reencontramos os amigos feitos pelo caminho...Depois de 5 anos e meio velejando e mergulhando pelo Caribe decidimos contar um pouco da nossa história em cada lugar, acrescentando nossas dicas e imagens nesta coluna da WAS. Nós não apenas contamos as histórias, nós as vivemos de corpo e alma. Por isso estamos felizes ao compartilhá-las agora. Esperamos que curtam e que nossas dicas sejam úteis.Quer saber por que batizamos nosso catamarã de Ocean Eyes? Veja no video:Neste outro video contamos um pouco mais do processo de mudança e damos dicas para quem quer viver a bordo.E se você quiser passar uma semana a bordo conosco, velejando e mergulhando com todo o conforto e hospitalidade do Ocean Eyes, entre no nosso site www.oceaneyesexperience.com e fale com a gente.Associados da WAS tem desconto!
No items found.
Publicações recentes
Marrakech
Marrakech é uma cidade marroquina cheia de mistério e encanto. Localizada aos pés das montanhas do Atlas, essa cidade milenar atrai viajantes de todo o mundo. Com sua rica história, arquitetura deslumbrante, cozinha exótica e uma vibrante cena cultural, Marrakech oferece uma experiência única a todos os que a visitam. CONTEXTO HISTÓRICO A história de Marrakech remonta à sua fundação por Yusuf ibn Tashfin, líder da dinastia Almorávida. Desde então, a cidade passou por momentos de grande esplendor e influência cultural, sobrevivendo a invasões e alterações de poder ao longo dos séculos. A combinação das culturas berbere e árabe pode ser vista em muitos aspectos da cidade até hoje.‍ IMPORTÂNCIA CULTURAL A arquitetura e os marcos históricos de Marrakech são de tirar o fôlego. A mesquita Koutoubia, com seu minarete imponente, é um exemplo notável da arquitetura islâmica. Além disso, a praça Jemaa el-Fna é um local animado que oferece uma visão fascinante da cultura marroquina, com artistas de rua, contadores de histórias e vendedores ambulantes. Marrakech também é conhecida por suas tradições artesanais, como a tapeçaria, os tecidos tingidos à mão e os trabalhos em cerâmica. Os festivais e celebrações realizados na cidade ao longo do ano, como o Festival de Marrakech e o Festival Popular de Arte são vitrines para a cultura local.‍ DELÍCIAS CULINÁRIAS A culinária marroquina é uma mistura de sabores exóticos e ingredientes frescos. Pratos tradicionais como o tagine e a couscous são conhecidos por seus aromas e sabores intensos. Os temperos usados, como açafrão, cominho e canela, criam combinações deliciosas e únicas. Além disso, os mercados de comida em Marrakech oferecem uma infinidade de opções, desde frutas e nozes até deliciosos doces marroquinos.‍ EXPLORANDO OS SOUKS Uma das experiências mais memoráveis ​​de Marrakech está em explorar seus souks. Esses mercados tradicionais são um labirinto de cores e aromas, oferecendo de tudo, desde tapetes e roupas até especiarias e artesanato local. Perca-se nesses becos movimentados e descubra a autêntica cultura e tradições marroquinas.‍ RICA CENA ARTÍSTICA Marrakech abriga uma variedade de museus e galerias de arte que exibem obras marroquinas e de artistas internacionais. Locais como o Museu de Arte Contemporânea de Marrakech e o Museu Yves Saint Laurent são destinos populares para os amantes da arte. Além disso, a cidade é conhecida pelo seu cenário de arte de rua vibrante, que revela talentos locais e internacionais.‍ O LADO ESPIRITUAL Marrakech é um importante centro espiritual no Marrocos, com muitas mesquitas históricas e locais sagrados. A Mesquita Ben Youssef e a Mesquita Mouassine são exemplos do belo design islâmico, e os jardins da antiga medina proporcionam um refúgio tranquilo para momentos contemplativos. A cidade também oferece a oportunidade de participar de rituais e tradições marroquinas, como a visita a um hamam tradicional.‍AVENTURA E ATIVIDADES OUTDOORAlém de sua beleza cultural, Marrakech também é um excelente ponto de partida para os amantes da natureza e aventureiros. As excursões para as montanhas do Atlas oferecem vistas deslumbrantes e trilhas emocionantes para caminhadas. Já as viagens ao deserto permitem que os visitantes vivenciem a autêntica vida nômade e realizem passeios de camelo inesquecíveis.‍OPÇÕES DE ACOMODAÇÃOMarrakech oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde riads tradicionais a hotéis boutique de luxo. Os riads são casas tradicionais marroquinas que foram convertidas em acomodações de charme, proporcionando uma experiência autêntica. Independentemente da escolha, a hospitalidade marroquina é conhecida por seu calor e atenção aos detalhes.‍Pátio do Les Jardin de l'Agdal, um dos SPAs da cidade que oferece acesso facilitado a cadeirantes e outros hóspedes especiais.DICAS DE SEGURANÇA E CONSIDERAÇÕES CULTURAISAo visitar Marrakech, é importante seguir algumas dicas de segurança e considerações culturais. É essencial respeitar a cultura local, vestindo roupas modestas e comportando-se de maneira respeitosa. Além disso, é importante estar atento a golpes turísticos comuns e negociar com os vendedores nos souks de forma educada.‍VALE A PENA CONHECER!Marrakech é uma cidade fascinante que combina história, cultura, gastronomia e aventura. Com sua atmosfera única e experiências autênticas, Marrakech cativa os visitantes, proporcionando uma experiência inesquecível. Do charme dos souks ao esplendor arquitetônico, a cidade oferece algo para todos os gostos, tornando-a um destino imperdível para uma expedição cultural enriquecedora.‍1. Qual é a melhor época do ano para visitar Marrakech?2. Quais são os pratos tradicionais mais famosos de Marrakech?3. É seguro caminhar pela medina de Marrakech à noite?4. Como posso evitar golpes turísticos em Marrakech?5. Qual é a melhor maneira de se locomover em Marrakech?
Fotografia de Natureza 2
A fotografia de natureza é uma das formas mais cativantes de arte visual que nos permite apreciar e preservar as belezas do mundo natural. Desde as magníficas criaturas selvagens até as belezas de paisagens e da flora, a fotografia de natureza nos presenteia com vislumbres íntimos e inspiradores da vida em sua forma mais pura e autêntica. Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos têm transformado a fotografia de natureza, abrindo novas possibilidades para os fotógrafos capturarem momentos efêmeros com detalhes impressionantes e cores vivas. Equipamentos de ponta e técnicas inovadoras tornaram possível congelar a ação rápida de animais selvagens em movimento, bem como revelar a beleza oculta de uma paisagem selvagem em uma luz única. A busca pelo equipamento perfeito é uma jornada essencial para qualquer fotógrafo de natureza. O equipamento certo é uma extensão do olhar do fotógrafo, permitindo-lhe contar histórias visuais poderosas e transmitir emoções através de suas imagens. Mas, com uma ampla gama de câmeras, lentes e acessórios disponíveis, a escolha do equipamento certo pode ser uma tarefa desafiadora. A escolha da câmera é o primeiro passo crucial para a fotografia de natureza. Câmeras modernas oferecem uma variedade de recursos, mas os modelos com sensores de alta resolução são amplamente preferidos para capturar detalhes finos nas imagens. Sensores full-frame ou APS-C podem fornecer qualidade de imagem excepcional uma vez que os avanços na tecnologia de sensores permitem uma excelente performance, inclusive em ambientes de pouca luz.
Fotografia de Natureza 1
Ao capturar a beleza da flora, fauna e paisagens naturais, os fotógrafos de natureza têm a oportunidade de contar histórias visuais e despertar emoções. Neste artigo, exploraremos os elementos essenciais e as técnicas básicas para entrar no mundo da fotografia de natureza e criar imagens impressionantes. 1. Conexão com a natureza: A primeira etapa para se envolver na fotografia de natureza é desenvolver uma conexão com o ambiente natural. Passe tempo explorando parques, florestas, praias ou qualquer área que desperte seu interesse. Observe atentamente os detalhes, estude os padrões e as cores, familiarize-se com a fauna e a flora local. Quanto mais você entender e apreciar a natureza, mais significado suas fotografias terão. 2. Equipamentos adequados: Ter um equipamento adequado é essencial para a fotografia de natureza. Uma câmera DSLR ou uma câmera mirrorless com recursos manuais e ajustes personalizados será uma escolha sólida. Além disso, é importante investir em lentes de qualidade que permitam capturar detalhes e alcançar zoom quando necessário. Uma lente grande angular é ideal para paisagens, enquanto uma teleobjetiva é útil para capturar a fauna à distância. 3. Composição e enquadramento: A composição é um aspecto fundamental na fotografia de natureza. Ao planejar uma foto, procure elementos interessantes que possam servir como ponto focal, como uma árvore solitária, uma cascata ou um animal em ação. Use técnicas como a regra dos terços, linhas de fuga e camadas para criar composições equilibradas e visualmente atraentes. 4. Luz e clima: A luz desempenha um papel crucial na fotografia de natureza. A hora dourada, o momento pouco antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, oferece uma luz suave e quente, que realça as cores e adiciona uma atmosfera especial às imagens. No entanto, não subestime a luz durante outros momentos do dia. A luz difusa em dias nublados ou os contrastes dramáticos em condições de luz direta também podem criar fotos interessantes. 5. Paciência e observação: A fotografia de natureza requer paciência e capacidade de observação. Tire o tempo necessário para esperar o momento perfeito, seja para capturar o voo de uma ave ou para registrar a luz do sol filtrada pelas árvores. Esteja atento aos detalhes, às interações entre os animais e ao comportamento da natureza. Muitas vezes, as melhores imagens vêm para aqueles que estão dispostos a esperar e observar. 6. Estudo da vida selvagem: Se a fotografia de animais é o seu foco, é importante estudar o comportamento e os hábitos dos animais que você deseja fotografar. Isso permitirá que você se posicione adequadamente, antecipe os movimentos e crie imagens mais envolventes. Conhecer as rotas de migração, os locais de alimentação e os horários de atividade dos animais é crucial para maximizar suas chances de sucesso. 7. Detalhes e texturas: Além de fotografar paisagens e animais em sua totalidade, não deixe de prestar atenção aos detalhes e às texturas encontrados na natureza. Flores em close-up, padrões de casca de árvores ou gotas de orvalho em folhas podem revelar uma beleza surpreendente. Use uma lente macro para capturar esses pequenos detalhes e explorar um mundo microscópico fascinante. 8. Fotografia em movimento: A natureza está constantemente em movimento, e capturar essa dinâmica pode levar suas fotografias a outro nível. Fotografar pássaros em voo, peixes saltando ou cachoeiras em movimento requer técnicas específicas, como o uso de velocidades de obturador rápidas para congelar a ação ou velocidades mais lentas para criar efeitos de borrão intencional. 9. Edição e pós-processamento: O pós-processamento é uma parte importante da fotografia de natureza. Utilize programas de edição de imagens, como o Adobe Lightroom, para aprimorar o contraste, a saturação e o equilíbrio de cores das suas fotos. No entanto, lembre-se de manter a edição sutil e fiel à cena original, evitando exageros que possam distorcer a essência da imagem. 10. Ética e conservação: Por fim, é essencial praticar a ética e a conservação na fotografia de natureza. Respeite o ambiente natural, mantenha-se em trilhas designadas, não perturbe a vida selvagem e nunca coloque a sua segurança ou a dos animais em risco apenas para obter uma foto. Lembre-se de que a preservação do meio ambiente é tão importante quanto as fotografias que capturamos. A fotografia de natureza oferece infinitas possibilidades criativas e uma oportunidade única de conectar-se com a beleza da natureza. Ao explorar os elementos essenciais e dominar as técnicas básicas, você poderá capturar imagens cativantes e compartilhar sua perspectiva do mundo natural com os outros. Portanto, saia, explore e comece a fotografar a natureza que o cerca.
Ver Blog